Afinal, o que está acontecendo?

Posted by Debbys On quinta-feira, 6 de agosto de 2009 9 Insanidades
O assunto que eu decidi abordar hoje não é novidade pra ninguém e creio que muitos de vocês já devem estar cansados de ouvir falar disso. Influenza A, H1N1, gripe suína ou "gripe do porquinho", chamem como prefirirem. Veio de mansinho no início, chegou abalando geral e agora resolveu mostrar as garrinhas pra população brasileira. A gripe suína está sim matando muitas pessoas e acho que já passou da hora de ser tratada como uma epidemia, mas eu preciso concordar com o que a maioria dos profissionais dizem: a gripe normal ainda mata mais. Eu gosto de comparar com o acidente de avião. Todos nós sabemos que morrem MUITO mais pessoas nas rodovias do país, mas porque então acidentes de avião são tão catastróficos? A resposta é: o número de pessoas que está dentro no avião é BEM maior que as que cabem em um ônibus, carro ou combe; é muito difícil que alguém sobreviva; como é raro de acontecer, é muito divulgado. Por isso as pessoas se assustam e muitas deixam de andar de avião por aí.

Entenderam? A gripe suína chegou como um acidente aéreo. Matou muitas pessoas em um curto espaço de tempo, mas ainda não chega aos pés de outras doenças do passado. Só de já haver uma vacina, por mais que ela demore pra chegar até nós, me deixa bem aliviada. Eu tive medo sim no início, principalmente por conviver com duas pessoas que trabalham na área da saúde e ficam o dia inteiro no Hospital das Clínicas daqui de BH, mas depois de muito analisar e ver várias reportagens com profissionais, eu entendi melhor, e consigo até controlar meu desespero perante à doença.

A maior parte das pessoas vítimas do vírus no Brasil vieram a falecer principalmente pelo problema da saúde pública do nosso país. Falta de leitos, falta de atendimento... o que está matando em si não é a gripe suína, mas sim a deficiente saúde do Brasil que não tem meios para sustentar um epidemia desse nível.

Acho que só nos resta tomar as medidas preventivas. Sim senhor! Nada de frescura não! Lavar a mão DIREITINHO quando chegar em casa, andar sempre com um lenço no bolso pra não ficar levando a mão no nariz e na boca quando estiver fora de casa, são coisas pequenas mas essenciais. Claro que acho difícil pararem as aulas pra sempre, e não acho legal essa coisa de evitar lugares lotados, afinal, nessa nossa vida tudo é cheio e corrido mesmo né. Só espero que isso sirva de lição pras autoridades do Brasil, e se resta um pouco de dignidade nessas pessoas, que elas comecem a tomar vergonha da cara, parem de ficar batendo boca um com o outro e olhem pra nós, povo brasileiro.

Grande Abraço!!!

9 Insanidades:

brenda disse...

Prevenir é a chave do sucesso. xD
bjs

Daninha disse...

É chato mais temos que nos previnir neh!
Tem mas um selinho pra vc!
;*

Lua disse...

Nossa, nem fala. No início também fiquei super assustada, ainda mais por que moro no Rio, onde a coisa tá feia ! A saúde não é das melhores tb. Mas quando escutei as mesmas coisas que você fiquei mais tranquila. Realmente, as pessoas estão morrendo por falta de atendimento :/ temos que nos prevenir sim !

Bjos :)

*Lusinha* disse...

Assino embaixo.
Acho que foi dado alarde demais para essa gripe, mas, mesmo assim, que ela nos ensine algo de bom.
Bjitos!

'cary. disse...

amei o texto, fala descontraidamente de um assunto serio :D aaaah, como você consegue ter tanta inspiração assim pra postar todos os dias garota?! PARABÉNS ;*

Deby disse...

Concordo com você, essa gripe só está matando tanta gente assim pq é novidade, não tinhamos como nos prevenir de uma coisa que não conhecíamos mas as vacinas já estão sendo providenciadas e só pelo fato da consciência geral foi muito importante, não só nessa época mas, pra mim, esses cuidados devem continuar até depois desse lance com a Influenza acabar..

beeijocas! :*

Fernanda L. disse...

Debby! Que saudade, menina!
Nem fala na gripe suína. Tive febre e alguns sintomas um dia desses e quase fiquei LOUCA! Sério, medo enorme de morrer. UAHSU Pesquisei que nem uma maluca sobre os sintomas e tal. Enfim, era só uma gripe normal.

Beijo! :*

Rebeca disse...

Ai essa gripe matou muitas e muitas pessoas, e ainda vem prejudicando mas eu tive duas semanas de ferias a mais por causa dela ¬¬
Enfim, eu parei de ir a lugares fechados sabe? Meus amigos falam: 'Ahh que frescura! Ninguem morre porque vai pro shopping!'
Mas sei la ne?

beijinhos :*

Allan Machado disse...

Outro detalhe importante é que nos desastres rodoviários, não podemos contar apenas o número de vítimas fatais, mas também os feridos. São inúmeras pessoas que ficam paraplégicos, com mutilações nas mãos, pernas e também psicológicas.

bjobob

Postar um comentário

Esse espaço é todinho de vocês!