Mas hein!!???!!!

Posted by Debbys On sexta-feira, 28 de agosto de 2009 17 Insanidades
Todo mundo vive perguntando porque eles não passam uns livros mais legais pra gente ler pro vestibular, tipo Harry Potter e Crepúsculo. Bom, até eu que não gosto dessas obras muito difíceis e complicadas de se entender sei a resposta óbvia: porque sim!

Não adianta não gostar, a universidade mandou e você precisa ler. Sim, já peguei livros muito interessantes nesses meus 4 anos de tentativas, como Senhora, Recado do Morro, O auto da compadecida, etc, etc... E, voltando aos meus 4 anos de tentativas, acho que nunca nenhum dos 5 livros deu problemas como está acontecendo com Bom-Crioulo. Alguém aqui já leu? Pois vos digo, o livro é bom sim! Não tem aquele vocabulário ilegível, é uma história cronológica, tem um fim... Só que estão dizendo por aí que, nas escolas, os pais estão reclamando e achando um absurdo o livro estar sendo trabalhado. Alou? Reclama com a COPEVE então! Duvido que eles mudem um livro tão bom e que representa tanto em relação a época na qual foi escrito.

Aposto que muita gente ficou curiosa, querendo saber o por quê de tanta polêmica. O fato é que a história trata de um romance homossexual. É minha gente, em pleno século XXI as pessoas ainda querem censurar essas coisas! Não, não estamos na Era Vargas, que recolheu o livro das lojas e o proibiu. O que tem demais? Só porque dois homens se relacionam? Só porque eles são da marinha? Porque o livro faz uma certa denúncia sobre a forma como eram tratados os marinheiros? Ou será que é porque o casal principal é um negro e um branco?

Pois eu recomendo o livro pra quem tem interesse por esse tipo de história, e adorei trabalhar ele em sala de aula. Não tem um final feliz e não é romântico, mas faz você mergulhar no mundo da literatura brasileira. Okay?

Grande Abraço!!! ^^

17 Insanidades:

Anônimo disse...

Ah,literatura me dá problemas... mas eu começei muito bem lendo Amor de Perdição, gostei.
Quanto a esse livro, achei ridiculo quererem proibir, nossa, muito tosco! Liberdade de escrita gente! Isso existe, e não vai ser o preconceito de meia dúzia que vai mudar!
Quanto ao livro, fiquei curiosa para ler!


Beeijos!

Érica Ferro disse...

Hum...
Como disse a Jade, é preciso apoiar a liberdade de expressão.
Uai, somos diferentes e temos opiniões diferentes, certo? Então por que querer impor a nossa opinião e oprimir a opinião de outra?
Não deveria proibir mesmo.
Me interessei por esse livro.

Beijo, Debbys.

Babih Xavier disse...

Eu estou lendo "sermão da sexagésima" ¬¬
é meio chato
fala sobre a parábola do semeador
mas tenho que ler puq semana que vem vou fazer uma
prova sobre ele...
e como é pra UFMG e eu vou ter que ler os 5, eu sempre começo pelo mais chato pra acabar logo
kkkkk

Maria Carolina disse...

aaaaaaah, é incrivel como dizemos que o preconceito nem existe mais e tals, porém... QUER PROVA MAIS CONCRETA DO QUE ESSA? pelo que eu entendi, você está lendo esse livro para uma prova da faculdade, não é mesmo? então, se fossem criancinhas de quatro anos, até tudo bem, mas jão são adultos!
beijos *:

[http://colunadacary.zip.net]

. disse...

Oi! Já li O auto da compadecida e Senhora... Bom-Crioulo, nunca li não... Beijão menina!;***

Alana disse...

você também está na luta do vestibular? Eu to no meu 3° ano de tentativa e sei sim como essa nossa vida é complicada ;~ cara, aqui no Rio eles não pedem pra gente ler livros hm' o que eu acho uma pena... e sobre o livro, não importa como, todo mundo fala que não é racista mas quando o assunto fica dentro da familia, é outro assunto. Gostei muitissimo de ve-la pelo meu blog, apareça mais ;}
beijo beijo, flor

Daniela disse...

Nossa! Livros de vestibular! Tive um deja vu agora, haha.
Nunca tive paciência pra esses livros obrigatórios, mas esse me chamou a atenção. Quem sabe eu leia...

Bjao querida

Daninha disse...

Olha que legal, me interessou!
Assim que a gente vê que ainda existe preconceito...
Beijos

cleber reis disse...

acho que ficar sensurando nao está com nada. e o homossexualismo nao é algo que possa ser ensinado em livros ou até influenciado por livros. isso nao existe. quem é gay sabe que é e pronto as vezes nega, mas sabe que é. equem não é, sabe que nao é. meu caso. parabens a vc por tratar de 2 assuntos importantíssimo, a literatura brasileira e o preconceito.
bjs bjs debby

Luck! disse...

tennho ele..
aliais a coleção.
.com senhora, aquele do burro...
Masssss, nem curto esse tipo de história...
hehe

fico com crepusculo mesmo!
(:

Nanda disse...

AH, que bacanaa!
Livro polemicos são sempre bons!

Deby disse...

Eu adoro os livros da nossa literatura e o único que me recordo agora do qual não gostei mesmo de ler foi Iracema, mas todos os outros foram muito bons! Acho que seria legal os professores indicarem livros como Harry Potter e Crepúsculo mas também acho muito importante a cobrança de livros da nossa literatura se não daqui a pouco iriam todos ficar no esquecimento já que todo mundo dá mais valor ao que é de fora do que o daqui!
Esse negócio do homossexualismo é ridículo, pra mim não tem que censurar mesmo não, que ridículo! aff..

beijos :*

Rebeca disse...

LITERATURA!
Nossa amo estudar essa materia,sabe? Hahahaha
To agora no Realismo, ainda nao li esse livro mas conhecendo meu colegio, nao vai demorar muito pra eu fazer um trabalho sobre ele! :D
beijinhos amiga de literatura!

*Lusinha* disse...

Hoje é o Blog Day e eu indiquei você. ;)
Bjitos!

Janaína Morais disse...

Huum..Esses dias estava buscando um livro bom pra ler.E acabei descobrindo O ALIENISTA,me parece muito interessante.Essa onda de preconceito não tá com nada.O importante é o prazer e o conhecimento que a leitura do livro pode nos proporcionar.
beijão.

Jess disse...

Eu até que peguei uns livros legais, mas nada extraordinariamente encantador. "/
Esse parece que é bom, mas só pq vc disse.
Eu tenho mania de julgar pela capa, é mais forte que eu :S
hahaha

*Lusinha* disse...

Olha Debbys, não conhecia esse livro.
Quem sabe um dia eu não o leia.
Bjitos!

Postar um comentário

Esse espaço é todinho de vocês!