Dicas para o vestibular

Posted by Debbys On terça-feira, 3 de novembro de 2009 5 Insanidades
Mês de novembro é marcado pelos vestibulares de todo o Brasil. Não há um fim de semana que não tenha uma prova de alguma universidade, ou até mesmo de duas. Como estou no grupo das pessoas que vão passar por esse "sofrimento", adicionado à minha vasta experiência, resolvi dar umas dicas para você, querido leitor, que vai prestar esse exame, principalmente se for pela primeira vez.

É muito fácil identificar a pessoa que está tentando pela primeira vez. São sempre os mais nervosos, os que não páram quietos na carteira, não ousam olhar para os lados e quase comem o lápis de tão nervosos. Sei que tudo o que é novo vem com o medo, mas você tem que tentar relaxar, ficar de boa. Por exemplo, esse medo de olhar pros lados achando que o fiscal vai pensar que você está colando. Deixa disso! Até porque, quem vai tentar colar no vestibular? Ou você acha que o seu concorrente vai deixar você ver as respostas dele?

Quanto aos fiscais, sei que às vezes pegamos uns de cara fechada, com cara de mal, mas é tudo intimidação. Se pudesse eu chamaria eles pra bater um papo enquanto a prova não começa, até mesmo porque ninguém merece eles ficarem relendo aquelas regras sobre o que não portar durante a prova. Quem carrega controle remoto pro vestibular? E com tantos avisos, quem é pego com celular no bolso é porque QUER ser desclassificado, né?

Outra coisa boa de se fazer é comer, ou você acha que é a toa a permissão de se levar lanche e água? Vamos falar a verdade! Prova a tarde, você come direito durante a manhã? Eu não! A ansiedade já ajuda a tirar a fome, e ainda rola o medo de comer algo que não caia bem e você perder a prova por conta de uma diarréia. Constrangedor... Por isso beba muito água e, no meio da prova, pára um pouco e come umas bolachas, um chocolate. Aproveita e faz uns alongamentos com o pescoço. E se tiver vontade, peça para ir no banheiro, nem que seja pra andar um pouco!

Ah, e antes que eu me esqueça, não aceite NADA que seu concorrente lhe oferecer. Afinal, você não sabe até onde uma pessoa pode chegar quando o assunto é conseguir uma vaga na universidade. Okay??

Grande Abraço! E boas provas!!

5 Insanidades:

Caroline Farias disse...

Boa Dicas!
Aaah parabéns pelo segundo lugar no bloguendo!

beijoo ;*

Daninha disse...

Falta uns anos pra eu ir para o vestibular!
Mas legal essa dicas!
Beijos

Luciana disse...

Falta uns anos pra eu ir para o vestibular![2] Mas vou me lembrar dessas dicas, nunca é bom ficar nervosa em uma prova...
;*

Érica Ferro disse...

Concorrentes são sempre concorrentes, haha. Não é seguro aceitar nada deles mesmo. =x

Adorei as dicas. Já fiz vestibular, não ficava nervosa antes, mas na hora 'H', ficava sim. Mas logo bebia água, respirava fundo e conseguia me acalmar.

Beijo.

Lusinha disse...

É. Acho que duas dicas válidas também é quando da preparação, não esquecer que diversão clareia a mente, deixa-a mais leve, preparada para receber mais informações... E também que um dia antes da prova não resolverá estudar, então, é melhor esfriar a cabeça.
Bjitos e boas provas pra você! ;)

Postar um comentário

Esse espaço é todinho de vocês!