Design Editorial: algo que as pessoas não vêem.

Posted by Debbys On quarta-feira, 18 de abril de 2012 5 Insanidades
A maioria dos meus leitores e leitoras gosta de ler. Aliás, eu amo ler, apesar de não ter mais tanto tempo pra praticar esse hobby. Porém eu acho muito difícil que na hora de pegar um livro, vocês parem pra pensar na pessoa que ajudou a criar aquele livro, pois ele não é feito só pela história, não é?

Porque convenhamos, ler livro pela internet é um saco, incomoda e parece até que tira um pouco do clímax da história. E sabe quem está por trás disso tudo? Claro, o designer! Pois além de alguém pra escrever a história e revisar a ortografia, existem aqueles responsáveis pelo layout do projeto editorial, preocupados em fazer a melhor organização dos elementos para facilitar e tornar mais confortável a leitura. Somos nós, diagramadores (estou me incluindo nessa pois é uma das principais atividades do meu estágio) um dos responsáveis por isso.

Fonte da Imagem
E quando eu falo de Design Editorial, incluam livros, revistas, apostilas e até mesmo meios digitais! Estudamos muito para isso, lemos e relemos livros que nos mostram o melhor caminho. Assim, aliado ao conceito do projeto, determinamos o grid, ou seja, a disposição dos elementos na página, sempre visando o melhor.

E querem saber? Eu adoro design editorial. Como alguns já sabem, fiquei por dois anos em um projeto de extensão da faculdade ajudando na criação de dois livros, de autoria da minha orientadora Cristiane Nery. Aprendi muito sobre o assunto e simplesmente me apaixonei! Já fiz alguns projetos menores e acho uma área super interessante do design.

Projeto do livro "Um Olhar Sobre o Congado das Minas Gerais"
E sabem o melhor? Esse semestre nós fazemos um livro para a matéria de Prática Projetual. Pois é queridos, já passamos por tipografia e identidade visual, agora é a vez do editorial. Precisamos entregar, no fim desse semestre, um livro cujo tema precisa estar dentro de "Design Editorial". E isso inclui fazer o texto, arrumar as imagens, elaborar o grid, número de folhas, tamanhos e... imprimir um exemplar no final. Legal, porém trabalhoso!

O meu tema será "A Revista no Brasil". Tive uma aula sobre a história das revistas no nosso país e me apaixonei. Só que não vou revelar mais nada, pois estou na fase de pesquisa ainda, mas pretendo fazer alguns posts sobre a experiência do projeto, pois vai mostrar pra muitos que não é nada fácil projetar um livro.

Quem quiser saber mais sobre o tema, indico esse post aqui do Chocoladesign. Tem exemplos bem bacanas. E torçam para que meu projeto dê certo e eu possa me orgulhar e mostrá-lo aqui no blog..

Grande Abraço! =]]



5 Insanidades:

Ana Martins disse...

Deve ser trabalhoso mesmo fazer esse trabalho. Já cansei só de pensar. Eu gostaria de ter uma trablho como esse durante a facul, mas só de pensar.... cansei...rsrsrs

Dani disse...

Amo ler mais também estou sem tempo para isso :/
E sabe que nunca tinha pensado nisso? kkk
Nunca parei para pensar nas pessoas que estão por trás, os designers que deixam tudo bonitinho. (:

Unknown disse...

Aah, eu acho design uma coisa tãaao mágica! Tipo, meu melhor amigo cursa design em SP e eu tinha muuuita³ vontade de cursar também, mas meu estado nem tem o curso.
Acho que é algo que eu colocaria acima do meu amado jornalismo. rs
Estou muito afim de saber mais sobre o projeto hein!

Beijos.

Tânia T. disse...

Quanto mais crescemos, criamos responsabilidade, mais dificil fica para ler né? Mais cobranças, tempo curto.. #tenso.


Desejo pra vc um ótimo feriado!

Bjão!

Érica Ferro disse...

Ah, do jeito que você demonstra ser dedicada ao que faz, tenho certeza que esse projeto será um sucesso.
A vida de designer é uma delícia, né?

Postar um comentário

Esse espaço é todinho de vocês!