Mudança de hábitos

Posted by Debbys On segunda-feira, 9 de maio de 2011 4 Insanidades
Fonte da Imagem
Já faz parte da vida de muitas pessoas ir ao supermercado fazer as compras do mês, ou pegar aquele produto que está faltando em casa, ou só para comprar um lanche para o fim da tarde. Mas aqui em BH a história mudou faz algum tempo...

Desde o dia 18 de abril está proibida a distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Agora ou o consumidor leva suas ecobags (ou outro tipo de bolsa/sacola) ou tem que pagar R$0,20 centavos por cada sacola biodegradável que precisar usar.

Preciso admitir que está sendo difícil. Nos acostumamos mal e o saco plástico virou uma parte do nosso dia-a-dia. Servia pra tudo, principalmente para colocar o lixo. E agora? Bom, eu acho que tudo é questão de costume. Estamos estranhando no início porque sempre levamos os saquinhos para casa de graça, em qualquer quantidade. Mas agora ou você leva a sua sacola ou paga. E eu gostei. Não dá mais pra falar de meio ambiente e ficar só sentado esperando um milagre acontecer. Pelo menos assim todo mundo é obrigado a começar a se mexer e mudar os hábitos. Claro que, andar sempre com uma sacola na bolsa é chato, porque às vezes você esquece de levar e lembra que tem que passar na padaria... Ainda assim eu continuo achando que, depois de um tempo, vai ser super normal essa atitude.

Apesar de ter entrado em vigor só por agora, a lei foi aprovada em 2008. Precisou todo esse  tempo para o comércio substituir as sacolas, e ainda tem gente que não entrou no clima. Daí você pode denunciar o estabelecimento que ainda estiver fornecendo as sacolas plásticas. 

Então, lembrem-se: se você vier passar uns dias em BH e pretende comprar algo, traga sua ecobag e ajude o meio ambiente. Ou leve suas coisas na mão! ;)

Grande Abraço! =]

4 Insanidades:

Janaína Morais disse...

Adorei. Nada mais justo com o meio ambiente.
Essa lei deveria ser seguida em todo o Brasil, está na hora de agilizar as mudanças. E em relação a adaptação, daqui a pouco acostuma, rsrsrs'
A natureza agradece.

Ps.: Gostei do layout.

Beeijo :*

Daniela disse...

Que saudade do seu blog, flor!

Ecobags são uma forma de começar a acertar o que está errado, né?

Érica Ferro disse...

Cara, do jeito que eu gosto de tudo fácil, seria um saco andar com sacolas pra quando precisasse comprar qualquer coisa. Hum, não sei se me acostumaria. Mas assim... é pelo nosso próprio bem, certo? É o que dizem, então... é, as pessoas, QUERENDO OU NÃO, precisam se acostumar com essa novidade.

Saudade de você. Tudo bem contigo?
Beijo.

Ana Martins disse...

Aqui em casa, minha mãe sempre teve o costume de trazer as compras nas caixas de papelão que ela encontrava no supermecado. Porque assim era mais fácil subir a escada com as compras. Em uma só vez, já subia muitas compras. Enfim... agora no supermecado que nos vmaos, eles colocaram um monte de caixas a disposição dos clientes. Acho que o povo esta comecando a se habituar com essa novidade. E que bom!
Beijos

Postar um comentário

Esse espaço é todinho de vocês!