#Iniciação na cozinha : Arroz (novas tags e muito mais)

Posted by Debbys On sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 6 Insanidades
Como vocês já devem ter percebido, novos assuntos estão sendo abordados no blog e, consequentemente, estão sendo criadas seções, para ajudar o leitor a achar aquilo que quer ler. Como o principal tema do blog é o meu cotidiano, tudo aquilo que eu achar interessante falar, abordar e ensinar eu postarei por aqui, ou seja, o blog não é mais um espaço apenas para histórias e pensamentos, mas também para aprender, criar, mostrar coisas pelas quais eu passo e que acho interessante dividir com todos.

E eis que hoje é aberta a seção "Iniciação na cozinha", e do que se trata? Já contei para vocês anteriormente que minha vida mudou radicalmente quando perdi minha mãe. Eu já tinha 18 anos, graças a Deus, e já sabia me virar um pouco, mas é claro que tive que aprender muitas coisas de um dia pro outro, e é por isso que acho importante que todos separem um tempo de seu dia para aprender coisas essenciais, e uma dessas coisas é cozinhar!

Sei que hoje em dia as coisas são mais fáceis, você acha tudo pronto e congelado, mas acreditem, não é a mesma coisa de uma comida fresquinha, e com certeza vocês irão economizar bastante! E eu acho divertido, é como uma terapia. Fora que se sentir útil e capaz te deixa mais pra cima e com mais vontade de aprender coisas novas!

Hoje vou começar pelo que eu considero mais fácil: o arroz! Isso não significa que todos achem mais fácil... Sei que muitos odeiam fazer o arroz, talvez porque seja tão simples que enjoe, ou dê preguiça mesmo, mas é simples. Você só precisa de um pouco de paciência e atenção. Então, bóra pra cozinha?

O que você vai precisar?

1 dente de alho médio
1 cebola média
sal
tempero pronto
e claro, arroz;)

Antes de mais nada, você vai encher até um pouco mais da metade, uma leiteira, com água, e deixar esquentando.

Tempero:

Quero deixar uma coisa bem clara! Aqui em casa diminuímos muito o sal devido aos problemas de pressão alta que Doutor Pai andava tendo, então se você gosta de uma comidinha bem salgada, pode preparar pra ter que adicionar mais tempero, ok? Acostumei a usar e abusar dos temperos naturais, mas esse é um arroz bem simples, então uso mais cebola e alho mesmo. 

Fatie 1 dente médio de alho. Eu aconselho que você corte o dente ao meio, corte fatias finas paralelamente e depois venha cortando essas fatias na perpendicular. Assim você não corre o risco de encontrar um pedaço de alho no meio da sua comida.
Já a cebola você irá cortar cerca de 3 rodelas, nem muito finas nem muito grossas e partir em cubinhos, o mais pequeno que você conseguir.


Deixe separado uma colher de sopa rasa com tempero pronto. Eu uso bastante o da marca Pirata, principalmente o de tampa azul, que gosto mais. Bom, o meu tempero normalmente pára por aqui, mas você pode adicionar meia colher de chá de sal, rasa também. Se ainda assim estiver achando pouco tempero, coloque mais alho, ou mais tempero pronto. Aconselho colocar um saquinho do tempero Meu arroz, extra alho! Fica maravilhoso o arroz, nem precisa de mais nada.


Arroz:

Pegue uma panela de tamanho médio. Eu prefiro usar as mais grossas, pois sempre deixo queimar alguma coisa com panela fina. Então, se você for usar panela grossa, sempre deixe o fogo médio. Se usa a fina, deixe baixo, senão queima!!! Coloque meia colher de sopa de óleo e espalhe-o pela panela, como na foto.
Deixe esquentar um pouco, desde que não ultrapasse um minuto, e sempre em fogo médio! Jogue a cebola e o alho, misture e deixe dourar!


Coloque 2 xícaras e meia de arroz e misture. Essa é uma porção grande, então, se poucas pessoas forem comer, coloque 1 e meia. Normalmente você se acostuma e acaba colocando a quantidade no olho, ou seja, vê quantas pessoas vão comer e coloca quanto você acha que é necessário, mas sei que no início sempre ficamos na dúvida. Essa quantidade que coloquei enche a panela. 

Agora você vai pegar o tempero pronto que separou antes e, com a mão, vai jogando-o por todo o arroz. Novamente misture. É aqui que você pode adicionar outros temperos do seu gosto e misturar depois. Você vai deixar o arroz na panela por mais 1 minuto e misturar de novo, sempre no fogo médio. Agora jogue a água que você deixou esquentando no arroz, mas CUIDADO! Jogue a água aos poucos, pois o fundo da panela está bem quente, e fará a água pular, então jogue pequenas quantidades e, depois que a água parar de pular, jogue o resto até cobrir o arroz ultrapassando cerca de dois dedos.


Agora é a parte na qual a maioria das pessoas peca. Não tem um horário certo para o arroz ficar pronto, você precisa aguardar e ficar vigiando a água secar. É uma hora boa pra temperar a carne ou fazer a salada, porque não é bom ir fazer coisas fora da cozinha enquanto espera. É sério, ficar do lado da panela vai parecer que a água não seca, mas só de ir olhar seu e-mail rapidinho, ele queima! É sempre assim!!! Então, como saber que está pronto? Primeiro, a água já não estará mais cobrindo o arroz, então você vai pegar um colher e cavar um buraquinho até o fundo da panela. Se ainda tiver água, espere mais, caso não tenha mais água, desligue o fogo, seu arroz está pronto!


Dicas:

Se você gosta de um arroz mais durinho, coloque menos água. Se gosta dele mais macio que a forma que ensinei, depois que a água abaixar, jogue mais. 

Bom e é isso! Quero ver quem vai ter coragem de tentar fazer! Não vale quem já cozinha, claro, tem que ser uma experiência para aqueles que fogem da cozinha! Também aceito dicas dos mais experientes, aqueles segredinhos, sabe? 

Bom apetite! =]

6 Insanidades:

Jade Amorim disse...

Ah menina! Eu faço arroz de um jeito completamente diferente do seu! Sério! A única coisa em comum é o arroz, e o alho... Apesar de que o alho é feito diferente!

Flor, meu blog tá com uma enquete de qual livro vocês querem ganhar na primeira promoção do blog! Quando for comentar não se esqueça de votar e ajude a divulgar se não for demais!

Beijos.

Ana Martins disse...

Eu não entendo desse assunto "coinha e cozinhar", sou um peixe fora d'água, BUT, sei fazer uma arroz, até que bom.
Faço um pouco diferente do seu. Não uso tempero pronto e nem qualquer um outro, só o alho e sal mesmo, fica bom, viu?! rsrs...
Beijos

Unknown disse...

Adoro cebola no arroz, yummy.
Eu não quis colocar na lista dos indispensaveis o remedio para dores/azia, por causa daquele dilema: não se auto medique, procure uma orientação médica e tal. Ai deixei de lado, mas sempre levo!

Jade Amorim disse...

Heey flor!

Vim avisar que tem postagem nova no blog, e fala sobre... sebos! :D

Espero que atualize rápido aqui, hein? Sangue e Gelo está no momento com Sete votos, talvez se você fizer uma propaganda ele fique na frente! rs

Beeijos.

Jade Amorim disse...

Você já foi no sebo vender os livros? Se não, faz isso não. O skoob tem um ótimo sistema de troca de livros, acho que seria mais útil.

Ps: post novo. :)

beijos.

Juliana Skwara disse...

Sou um peixe fora d'água neste assunto, mas estou aprendendo a cozinhar agora. Já completamente burra e velha, ainda bem que tomei vergonha na cara cedo. Gostei dessas novas seções no blog, mudanças são sempre bem vindas e o deixa mais interativo. Obrigada pela visita, grandes beijos!

Postar um comentário

Esse espaço é todinho de vocês!